Sliema (Malta). De 26 a 28 de novembro em Sliema, na ilha de Malta, junto ao Oratório São Patrício dos Salesianos de Dom Bosco da Visitadoria Maria Auxiliadora (MLT), realizou-se a Assembleia Geral do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) da Europa e Oriente Médio sobre o tema: Moving Beyond Ourselves. SYM Samaritans today (Indo além de nós mesmos. MJS Samaritanos hoje ).

Participaram do encontro cerca de 50 pessoas entre jovens, Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora – incluindo Irmã Runita Borja, Conselheira para a Pastoral Juvenil do Instituto FMA e Irmã Lolia Annie, colaboradora do Âmbito – de 13 países da Europa, liderada pela equipe de coordenação do MJS “Small Team”.

Os objetivos da Assembleia eram: retomar e reforçar as bases do MJS a nível local, nacional e europeu e preparar o Confronto Europeu, o encontro de todas as/os jovens dos grupos MJS que terá lugar de 11 a 16 de Agosto 2022 no Colle Don Bosco (Asti). Durante a Assembleia, foi escolhida a logomarca oficial do Confronto 2022 e dados os primeiros passos na organização.

Irmã Runita Borja acompanhou os participantes durante todo o fim de semana, orientando a reflexão sobre o valor do Confronto, sobre a história do MJS e sobre o tema da Assembleia. Apresentou algumas reflexões a partir da Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti, relacionando-as com a realidade do Movimento Juvenil Salesiano:

“A parábola do Bom Samaritano fala-nos de um aspecto essencial, muitas vezes esquecido, da nossa humanidade: fomos criados para uma realização que só pode ser encontrada no amor. Não podemos ser indiferentes ao sofrimento, não podemos permitir que alguém passe a vida como um pária. Em vez disso, devemos nos sentir desafiados a sair de nosso confortável isolamento para nos permitir sermos transformados pelo contato com o sofrimento, do qual não devemos ter medo, porque ao cuidar dos outros de alguma forma crescemos em humanidade. A espiritualidade juvenil salesiana é uma espiritualidade de serviço responsável”.

O Pe. García Morcuende Miguel Ángel, SDB, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, falou por streaming para refletir sobre as orientações do MJS e o projetar-se rumo ao futuro.

Um momento significativo da Assembleia foi a Boa noite da Irmã Ausilia de Siena, recém-eleita Conselheira para a Comunicação Social do Instituto FMA, que animou os jovens do MJS dizendo: “Vocês são jovens especiais porque são fermento para outros jovens, para o presente e para o futuro da sociedade, por um mundo melhor. Sintam-se chamados pelo Senhor para esta bela missão e nunca desista, mesmo nas dificuldades que encontrar! Temos muita fé em vocês!”.

Retomando a Mensagem para a 36ª Jornada Mundial da Juventude, “Levante-se! Eu constituo você uma testemunha do que você viu!” (cf. Atos 26,16), desejava-lhes, nas palavras do Papa Francisco, que se abrissem às surpresas de Deus e à sua voz: “Assim nos ajudaremos uns aos outros a nos reencontrarmos, e em neste difícil momento histórico nos tornaremos profetas de novos tempos, cheios de esperança!”

Os participantes viveram jornadas de encontro, de testemunhos, de oração, de festa, sinal de que o Movimento Juvenil Salesiano está vivo e continua a ser uma referência para os jovens do mundo.

Ao encerrar, foi anunciado que a próxima Assembleia Europeia de 2022 será em Zagreb, Croácia. Como sinal de passagem, os jovens do MJS Malta entregaram a bandeira do MJS Europa e Médio Oriente aos jovens da Croácia.