Zagreb (Croácia). De 25 a 27 de novembro de 2022 realizou-se em Zagreb, na Croácia, A 18ª Assembleia Geral do MJS Europa e Oriente Médio, com o tema: Ir além de nós mesmos, fortalecer o SYM Europa e Oriente Médio (Moving beyonde ourselves, strenthening the SYM Europe and Middle East).

A Assembleia Geral contou com a presença de mais de 70 jovens, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos de Dom Bosco e Salesianos Cooperadores de 15 países da Europa, unidos pelo carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, para o bem de tantos jovens em todo o continente europeu.

A presença dos Conselheiros da Pastoral Juvenil, Ir. Runita Borja, FMA, e Pe. Miguel Ángel Garcia Morcuende, SDB, que realizaram alguns momentos formativos, foi motivo de alegria e encorajamento para os jovens.

A Assembleia elegeu um novo “Small Team” (Equipe Pequena), a equipe MJS de coordenação europeia agora composta por cinco jovens – Sean da Irlanda, Iva da Croácia, Katarzyna da Polônia, Paula da Espanha e José da Itália – também a Ir. Lolia Pfozhumai e Pe. Joebeth Vivo, que representam as Congregações das FMA e SDB. Também Marta e Pablo, da antiga Equipe Pequena, aceitaram o convite para continuar a continuar a apoiar os novos membros para o próximo ano.

Os participantes foram acolhidos no Oratório de Jarun, bairro da capital croata onde os Salesianos de Dom Bosco, da inspetoria São João Bosco (CRO), construíram uma igreja em memória das 15.840 vítimas croatas da guerra dos Bálcãs.

José Oriani, recém-eleito componente da Equipe Pequena, conta a experiência vivida:

“A partir deste ponto, gostaria de começar a contar esta experiência, porque nos recordou a todos a importância da paz. A paz é um tema que adquiriu improvisamente uma grande importância na Europa devido à eclosão da guerra ucraniana. Com a paz podem-se construir pontes entre as pessoas, podem-se fazer projetos para um futuro de serenidade para os jovens, visando o crescimento de cada um deles. A igreja de Jarun dedicada à Virgem Maria é um monumento à paz, assim como o povo croata que nos recebeu em Zagreb, feliz por acolher um evento internacional na sua terra.

O Movimento Juvenil Salesiano Europa é a única realidade salesiana no mundo que abraça um continente inteiro e que cria relações entre SDB, FMA e jovens de muitos Países. Durante a Assembleia tivemos a oportunidade de refletir sobre o estado do MJS Europa, sobre a sua organização e sobre os próximos passos a serem dados juntos nos próximos anos. Muitas ideias e temas chamaram a atenção da Assembleia e, mesmo que nem tudo tenha sido partilhado por todos, iniciamos um percurso que levará o MJS a crescer na fé, na visibilidade e no apoio mútuo entre os países participantes.

Antoija Ledenko e Luka Hudincec, ex-membros da Equipe Pequena, compartilharam os seus testemunhos de vida no Movimento Juvenil Salesiano e na Família Salesiana em geral, já que agora são Salesianos Cooperadores.

Houve também tempo para partilhar algumas boas práticas que cada MJS experimentou no próprio País e para dar a oportunidade de se conhecerem melhor, aspecto que não é dado como certo, sobretudo depois da pandemia. Oração, pequenos espaços lúdicos e pausas informais para café foram alguns dos momentos em que pudemos experimentar a Espiritualidade Salesiana da alegria e da família.

Como disseram muitos participantes: “em cada Casa de Dom Bosco nos sentimos em casa”. A Assembleia de Zagreb não fugiu a esta regra não escrita e, graças aos jovens do MJS da Croácia, tivemos também a oportunidade de fazer uma breve visita ao centro da cidade, passeando entre os mercadinhos de Natal.

A 18ª Assembleia Geral do SYM Europe em Zagreb foi um momento de desafios e mudanças, em que os participantes tiveram que discutir muitos assuntos e como abordá-los. Mas também foi um momento de grande alegria e familiaridade, em que pessoas de diversos Países puderam se encontrar em nome de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, mantendo viva sua alegre espiritualidade”.

No domingo, 27 de novembro, os/as jovens se despediram e marcaram um encontro para o próximo ano na Polônia, destino escolhido para a Assembleia de 2023.