Santiago (Chile). De 8 a 10 de janeiro de 2020, no Instituto Alonso de Ercilla de Santiago do Chile, realizou-se o 26º Congresso Interamericano de Educação Católica.

Cerca de 1300 participantes inscritos, entre Dirigentes Escolares, Docentes e Educadores, dos quais 36 Filhas de Maria Auxiliadora e 34 Educadores vindos das Inspetorias das FMA de 14 países do Continente Americano, além de numerosos Salesianos de Dom Bosco e membros da Família Salesiana, que compartilharam a riqueza de experiências educacionais e de boas práticas.

Partindo da frase do Papa Francisco: “Somente mudando a educação podemos mudar o mundo”, entre as premissas dos organizadores do Congresso, a convicação de que: “É necessário preparar as crianças e os jovens mais do que para a vida, para viver o mundo, a interpretá-lo, a pensar, sonhar, agir de modo global, para viverem felizes, para conhecerem a si mesmos e compartilharem com os outros, para apreciarem as pequenas coisas da vida e a natureza, para criar, inovar, mudar, transformar, intuir, recrear-se… A partir dessa perspectiva é necessário pensar em novas alternativas de liderança, de comunicação e marketing que reentrem no Projeto Educacional da Escola Católica da América, tendo sempre presente que a escola é uma mediação preciosa para a evangelização e uma oportunidade para a transformação da sociedade”.

Os objetivos do Congresso, na ocorrência dos 75 anos de nascimento da Confederação Interamericana da Educação Católica (CIEC) eram:

-refletir sobre ações a serem executadas e sobre os múltiplos desafios que o Sistema de Educação deve enfrentar, para transformar a escola católica do XXI século;

– promover na escola católica uma cultura de comunicação que chegue a cada membro da Comunidade Educativa e consinta-lhe comunicar esperança e confiança em nosso tempo;

– obter maior visibilidade e presença social da Escola Católica, através de uma proposta de marketing que permita promover e melhorar seus serviços.

Ir. Ivone Goulart Lopes, Referente do Âmbito da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, presente ao Congresso, assim se expressou: “Participar deste Congresso, dá a possibilidade de ver a fisionomia de um Instituto presente em toda a América e de caminhar, juntamente com a Igreja e as outras congregações, com o carisma que é justamente o nosso: a educação”.

Foto di gruppo FMA Congresso CIEC Cile

No decorrer do Congresso, Ir. Ana Julia Suriel, da Inspetoria São José (ANT) participou como relatora de uma mesa redonda, enquanto Ir. Fanny Dobronic, da Inspetoria São Gabriel Arcanjo (CIL) fez o discurso conclusivo: “Liderança, comunicação e marketing”. As FMA também colaboraram na Animação Litúrgica do evento.

Flickr FMA Chile

 

LAISSER UNE RÉPONSE

S'il vous plaît entrer votre commentaire!
Please enter your name here

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.