Faq

  • O que significa a sigla FMA?
    FAQ - O que significa a sigla FMA? Filhas de Maria Auxiliadora: é a denominação escolhida por Dom Bosco para as Religiosas da Congregação fundada por ele em 1872.

  • O que se entende por carisma?
    FAQ - O que se entende por carisma? Um dom que Deus concede a alguns para o bem de todos. Torna-se parte integrante da identidade de pessoas e instituições e a marca da sua missão. Na Igreja, as FMA têm como carisma a predileção pelas/os jovens, especialmente os das camadas populares, e a eles se dedicam através de atividades educativas e promocionais, tanto em países cristãos como em lugares de primeira evangelização.

  • O que levou Maria Domingas Mazzarello a colaborar na fundação das Filhas de Maria Auxiliadora?
    FAQ - O que levou Maria Domingas Mazzarello a colaborar na fundação das Filhas de Maria Auxiliadora? O chamado a dedicar-se à educação cristã das jovens, alimentado pelo encontro com Dom Bosco a Mornese, seu povoado natal. Maria Domingas aderia então a uma Associação mariana alicerçada numa espiritualidade profunda, encarnada no social. Aceitou com alegria a proposta de colaborar com o Santo turinês na missão de criar um ambiente educativo feminino correspondente ao que Dom Bosco havia fundado em Turim para os garotos. Tornou-se com isso co-protagonista do novo Instituto das FMA, a instituição que se dedica à educação das/dos jovens e que hoje está espalhada nos cinco Continentes.

  • Que ligação o vosso Instituto tem com o dos Salesianos?
    FAQ - Que ligação o vosso Instituto tem com o dos Salesianos? Temos em comum o Fundador, Dom Bosco, que quis o nosso Instituto como expressão de amor e gratidão a Maria Auxiliadora e como resposta à paixão educativa que o animava. Com a colaboração ativa de Maria Domingas Mazzarello, Dom Bosco fundou as Filhas de Maria Auxiliadora que, na Igreja, compartilham o mesmo carisma dos Salesianos.

  • O que significa "Animação"?
    FAQ - O que significa "Animação"? “Animar” significa promover a pessoa em todas as suas dimensões, torná-la consciente de si mesma e dos próprios recursos, despertar e suscitar energias para que a vida de cada uma seja plena. Em cada nível (da Madre geral, às Responsáveis provinciais às Diretoras de comunidade), no Instituto procura-se colocar em prática uma animação coordenada e convergente a serviço da unidade e do crescimento das pessoas. A animação corresponde ao estilo de relações que no Instituto se estabelecem entre as pessoas, de modo particular entre quem tem um serviço de autoridade e as pessoas que lhe são confiadas.

  • Como posso participar da vida das Filhas de Maria Auxiliadora?
    FAQ - Como posso participar da vida das Filhas de Maria Auxiliadora? Compartilhando a sua proposta educativa. Como FMA somos uma família aberta, um espaço educativo que acolhe todos aqueles que desejam percorrer conosco um caminho de colaboração, de partilha da espiritualidade salesiana. Somos organizadas como grupo de mulheres consagradas que vivem em comunidade com uma mesma missão. O grupo laical das Ex-alunas/os, em virtude da educação recebida, tem uma ligação especial com o nosso Instituto. Além das Ex-alunas/os, o Instituto promove outras Associações de voluntariado ou de tempo livre, que permitem a jovens, adultos, adolescentes, crianças compartilhar ativamente o carisma educativo, e participar da nossa vida.

  • Qual é o objectivo de uma "Visitadora"?
    FAQ - Qual é o objetivo de uma "Visitadora"? As sete Visitadoras que fazem parte do Conselho geral têm a tarefa de visitar as províncias do Instituto e de passar um período de tempo em contato com cada comunidade. A Visitadora tem possibilidade de dialogar com culturas e realidades diferentes, de tecer relações numa rede de trocas e de encontros recíprocos, de animar as comunidades a viver a espiritualidade salesiana no espírito de família. Com esse serviço, as Visitadoras podem proporcionar à Madre geral e ao Conselho um melhor conhecimento das Irmãs e dos ambientes em que se realiza a nossa missão e dos meios de potenciar o carisma.

  • Como posso participar da vida missionária das Filhas de Maria Auxiliadora?
    FAQ - Como posso participar da vida missionária das Filhas de Maria Auxiliadora? Todas nós, FMA, somos enviadas para uma missão educativa. É esse o nosso carisma. Quem o compartilha conosco, participa dele. Muitas de nós receberam um mandato específico e se tornam missionárias enviadas a linhas de frente, entre os mais pobres ou onde o Evangelho não é conhecido. Em vários lugares de missão (África, América, Ásia, Oceania, na própria Europa), muitos leigos/as, jovens ou adultos, colaboram conosco e fazem parte ativa das comunidades educativas. Muitos são jovens Voluntários do VIDES ou de outros organismos.

  • Como uma jovem se pode tornar Filha de Maria Auxiliadora?
    FAQ - Como uma jovem se torna Filha de Maria Auxiliadora? O ponto de partida é o chamamento a uma vida de especial consagração que o Senhor faz a quem Ele escolhe para segui-lo mais de perto. Quando uma jovem se decide a ser FMA ficamos atentas antes de tudo às motivações que manifesta e que pouco a pouco ajudamos a esclarecer. Então, nós oferecemos-lhe um caminho de formação inicial que compreende estas etapas:
    • Período de avaliação e de orientação. É um tempo em que a jovem examina o seu projecto de vida, fazendo experiência dele, e o Instituto avalia se ela tem as qualidades requeridas para viver a vocação salesiana.
    • Postulantado. Tem a duração de pelo menos 10 meses e é a etapa de preparação para o Noviciado.
    • Noviciado. Dura 2 anos. Nessa fase a jovem aprende o que significa viver como FMA, conhece mais a fundo a vida e a espiritualidade salesiana, interioriza os valores evangélicos. Sua tarefa específica é o estudo e aprofundamento da Regra de vida do Instituto.
    • Juniorado. Tem a duração de 6 a 9 anos e tem início imediatamente após a Primeira Profissão Religiosa. No final desse período, a jovem Irmã pode decidir fazer os votos religiosos para sempre.
    Depois desse tempo de formação inicial (que dura pelo menos 10 anos), começa-se a fazer parte do Instituto para sempre.

  • Que grupos estão ligados às Filhas de Maria Auxiliadora?
    FAQ - Que grupos estão ligados às Filhas de Maria Auxiliadora? As Ex-alunas/os pertencem à família das FMA e podem fazer parte da Confederação mundial que os une numa rede internacional. Além disso, o Instituto criou uma associação de voluntariado (VIDES – Volontariato Internazionale Donne Educação e Sviluppo) difundida em muitos Países. Como FMA fazemos parte da grande Família Salesiana, que tem no Reitor Mor dos Salesianos o seu animador e centro de unidade. Compartilhando o mesmo carisma, estamos em comunhão com todos os grupos que compõem a Família Salesiana.

  • Qual o papel da Madre Geral?
    FAQ - Qual o papel da Madre Geral? Segundo a nossa Regra de vida, ela desempenha um papel de animação, de formação e de guia de todas as FMA. No Instituto, é o vínculo de comunhão e o centro de unidade e o representa oficialmente. É responsável da vida e das obras do Instituto. No seu serviço de animação é auxiliada pela Vigária geral, por outras 13 Conselheiras e pela Secretária geral.

  • Que tarefa tem a "Vigária Geral"?
    FAQ - Que tarefa tem a "Vigária Geral"? É a primeira e mais íntima colaboradora da Madre geral no empenho de animar a vida do Instituto. Assume os encargos que a Madre lhe confia e faz as vezes dela quando ausente.

  • Em que consiste o empenho das Filhas de Maria Auxiliadora em favor dos jovens?
    FAQ - Em que consiste o empenho das Filhas de Maria Auxiliadora em favor dos jovens? O carisma educativo salesiano orienta-nos fundamentalmente a dedicar-nos às/aos jovens e a ficar do lado deles para que tenham vida em abundância. Para isso os acompanhamos nos caminhos de crescimento humano e espiritual, procuramos despertar no coração deles a sede de Deus e conduzi-los pelas estradas que conduzem a Ele. Dom Bosco nos deu a tarefa de formá-los para serem bons cristãos e cidadãos honestos.

  • É possível visitar a "mostra do carisma"?
    FAQ - É possível visitar a "mostra do carisma"? Certamente. Ela se encontra nos ambientes da Casa Geral – Via dell’Ateneo Salesiano, 81 – Roma. Basta combinar a fim de poder contar com a possibilidade de um guia.

  • O que se entende por "Atenções Específicas"?
    FAQ - O que se entende por "Atenções Específicas"? Tudo o que é relativo a um Âmbito preciso, isto é, que constitui sua tarefa específica no serviço de animação do Instituto: os desafios, os critérios, as orientações, as estratégias próprias.
    No seu conjunto, o Conselho geral procede segundo uma linha de animação "coordenada e convergente para o serviço da comunhão", evitando setorialismos ou processos "independentes".
    A linha é muito mais a da "interdependência", em que a autonomia de cada âmbito é aberta à partilha e ao discernimento para o alcance de metas que convergem ao redor do carisma.
  • Quais são as principais actividades das Filhas de Maria Auxiliadora?
    FAQ - Quais são as principais atividades das Filhas de Maria Auxiliadora? Nas 1535 casas, espalhadas em todo o mundo, onde atuamos, vivemos o nosso carisma educativo em vários ambientes e atividades. Principalmente:
    • Centros de Formação profissional
    • Pensionatos universitários
    • Oratórios – Centros juvenis
    • Centros para formação de Catequistas
    • Casas de espiritualidade para jovens
    • Obras para crianças, adolescentes, jovens em situação de risco (casas-lar, comunidades abrigo, centros de acolhimento)
    • Centros de promoção feminina
    • Centros de acolhimento para imigrantes.


  • Como leiga, eu posso participar da vida e das actividades das Filhas de Maria Auxiliadora?
    FAQ - Como leiga, eu posso participar da vida e das atividades das Filhas de Maria Auxiliadora? Se você sente um profundo desejo de alegria e de sentido para sua vida; se sente uma grande vontade de dar aos outros um pouco de si; se estar com os jovens a encanta; se a pessoa de Jesus a fascina e você sente desejo de dizer isso a muitos outros; se gosta de viver e trabalhar junto com outras pessoas que compartilham seus ideais: então você está muito próxima da espiritualidade das FMA e pode participar da vida e da missão delas, mesmo leiga, mesmo vivendo na sua família e dedicando-se a uma profissão.

OK Su questo sito NON utilizziamo cookie di profilazione, ma solo cookie tecnici e/o per il monitoraggio degli accessi. Se vuoi saperne di più clicca qui. Cliccando sul pulsante OK presti il consenso all'uso di tutti i cookie.